quarta-feira, 4 de abril de 2012

A MAIOR FLOR DO MUNDO

O escritor José Saramago também escreveu uma história para crianças!
Então, antes de conhecermos a história escrita por este autor, vimos um filme de animação e em seguida respondemos ao desafio proposto e fomos nós os escritores.


A MAIOR FLOR DO MUNDO
de Adelaide Janela




O José Saramago observava as plantas, quando passou um carro que levava, o João, um menino e o pai. O pai parou o carro e viu uma árvore pequena e uma flor ao lado e tirou a árvore para a levar para casa.
O João viu um escaravelho e colocou-o numa caixa. O pai e o João voltaram para casa. Em casa, o João abriu a caixa e o escaravelho voou para trás do muro.
O João subiu o muro e viu uma grande lixeira, mas conseguiu ver o escaravelho, mas este voou outra vez para o outro lado do rio e o João passou por um tronco e passou por uma floresta. Na floresta passou por um campo de flores e seguiu uma borboleta.
O João parou e viu que não havia árvores, nem plantas, apenas uma flor murcha, estava triste porque o pai tirou a árvore pequena.
O João lembrou-se do rio, foi até lá buscar água e deitou-a à flor e ela ficou com 13 metros. O João, cansado com o seu trabalho adormeceu e a flor deixou cair uma pétala para o cobrir.
O pai e a mãe foram à procura do João e encontraram-no a dormir e acordaram-no, mas ficaram espantados ao ver a flor gigante.
O pai e mãe chamaram todas as pessoas para admirarem a beleza da flor.










A MAIOR FLOR DO MUNDO
de Miguel Luís

Numa tarde o escritor José Saramago estava a observar um escaravelho preto com o focinho amarelado, depois de o observar muito bem, tirou uns pequenos apontamentos sobre aquele escaravelho.
Depois o José Saramago olhou para a direita e viu um carro cor de rosa que se dirigia para um monte amarelo, o pai desligou o carro, abriu a porta e saiu. Logo a seguir o Filipe (o menino) também saiu do carro, o pai já estava em cima do monte com uma enxada na mão e começou a cavar.
O Filipe vê o pai arrancar aquela pequenina árvore, a única companhia da flor também pequenina. Enquanto o pai arrancava a árvore, o menino foi passear e encontrou o escaravelho que rebolava uma migalha de pão. O menino quis apanhá-lo e depois o pai chamou-o para ir para dentro do carro. Já dentro do carro o menino meteu o escaravelho dentro de uma caixa com oito buraquinhos para o inseto poder respirar.
Quando chegam a casa o Filipe abre a caixa que tinha lá dentro o bicho, mal abriu a caixa o escaravelho fugiu para um sítio que estava em obras. O Filipe saltou o muro, foi a correr atrás do escaravelho e passou pelo tronco e foi ter à floresta, depois subiu o mesmo monte amarelo.
Quando acabou de subir o monte, o Filipe viu uma flor, que, pelos vistos estava murcha.
O Filipe teve pena da flor e pensou, pensou e teve uma ideia, foi a correr ao rio buscar um bocado de água e deitou a água em cima da flor, foi outra vez buscar água e deitou mais uma vez em cima da flor e voltou a fazer o mesmo. Depois de deitar três vezes a água, a flor ficou gigante. Depois de tanto trabalho o Filipe começou a ter sono e acabou por adormecer. A flor gigante com muito amor e carinho, deixou cair a pétala gigante em cima do Filipe fazendo de cobertor ou manta.
Passado algum tempo, o pai e a mãe, viram que o filho não estava em casa e foram à procura dele, eles passaram pela ponte e foram ter à floresta, quando chegaram perto do monte viram o menino embrulhado na pétala.
O Filipe acordou e o pai, a mãe e o menino olharam, os três, para a maior flor do mundo. Depois foram a correr para contar a toda a gente aquela novidade. Então, todas as pessoas olharam para aquela flor que brilhava na luz do sol.














No dia seguinte, fomos à biblioteca ouvir a história que o José Saramago escreveu, contada pela professora Paula Moita da Oficina MEL e realizámos uma ficha de leitura. Comparámos, também, a história que escrevemos com a verdadeira história de José Saramago.

Sem comentários:

Enviar um comentário